top of page

BREVE HISTÓRICO DA MAÇONARIA NO BRASIL 

O termo Maçonaria provém do françês maçonnerie ou do inglês masonry que significam construção. Etimologicamente, o termo maçom teve origem no francês maçon, que vem do frâncico makyo, e que literalmente significa “pedreiro”. 

Em tempos atuais, pode-se definir Maçonaria como sendo uma associação universal de homens livres e de bons costumes – como se costuma dizer na Irmandade que trabalham para o aperfeiçoamento da sociedade humana e que têm como paradigma os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

Uma exigência tem que ser necessariamente obedecida para o ingresso na Irmandade: que se acredite em um ente supremo, o Grande Arquiteto do Universo, na linguagem maçônica.

Tendo sido, no passado, uma sociedade secreta, diz-se hoje, também pelos seus membros, em pleno século XXI, que a Maçonaria é uma sociedade discreta, considerada uma ordem iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. 

Maçonaria
Como ser um maçom

ORIGENS DA MAÇONARIA

Na literatura, encontram-se, entre outras, três sólidas teorias sobre o surgimento da Maçonaria e que têm sido consideradas pelos historiadores: 


a) que foi criada como resultado de acontecimentos durante a construção do Templo do Rei Salomão;

 

b) que é o desenvolvimento das guildas de pedreiros da Idade Média, a partir das quais os conhecimentos operativos para o trabalho na pedra foram traduzidos para os conhecimentos especulativos para o trabalho de desenvolvimento moral;

 

c) que os rituais maçônicos se originam diretamente da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Conforme revela sua nomenclatura, a Maçonaria está associada aos pedreiros ou às construções, sejam elas as construções medievais ou a construção do Templo de Salomão. Essa associação está imortalizada no símbolo universal da Ordem: um compasso por sobre um esquadro, dois típicos instrumentos de construtores. Além desses dois utensílios de artesãos construtores, na simbologia maçônica também aparecem, entre outros, a alavanca, o avental, o cinzel, a corda, o lápis, o maço (malhete), o prumo, a régua, a trolha (pá do pedreiro), todos eles com importantes significados na ritualística maçônica.  

Concentrando-se apenas no período mais recente da Fraternidade, a partir do século XVII, ou seja, a fase da Maçonaria Moderna ou Especulativa, um marco importante para a Ordem é a publicação da chamada Constituição de Anderson, em 1723, uma espécie de carta magna da Irmandade, que leva o nome de um de seus colaboradores, o protestante James Anderson.

 

Na constituição de Anderson encontram-se, entre outras interpretações, a história da Maçonaria, as regras para constituição de novas Lojas, as obrigações do maçom e as normas gerais da Ordem.

TRABALHO DE FILANTROPIA

A filantropia é um dos principais motores da atuação dos maçons no Brasil. Importantes trabalhos sociais têm sido desenvolvidos pela Lojas Maçônicas.

 

Essas nobres ações realizadas pelas instituições maçônicas decorrem de um de seus principais paradigmas, a Fraternidade. Em todas as cidades nas quais as Lojas são instaladas, via de regra essas associações encampam trabalhos sociais de ajuda às pessoas necessitadas de algum tipo de auxílio.

Dúvidas da maçonaria
Maçonaria Sorocaba

TEMPLO/ LOJA/ POTÊNCIA

Os locais onde os maçons se reúnem e periodicamente realizam suas sessões é denominado Templo.

 

A Loja Maçônica é o grupo de pessoas que compõe a associação sem fins lucrativos, uma entidade coletiva definida, que tem sua vida própria, seu espírito particular. 

As Lojas Maçônicas por sua vez se organizam em potência ou obediências maçônicas, em geral denominadas de Grande Loja ou Grande Oriente. Um Grande Oriente é uma federação que agrupa diversos Ritos, enquanto uma Grande Loja é uma federação de Lojas que trabalham no mesmo Rito, apesar de no Brasil essa normativa não estar sendo seguida à risca.

RITOS/ RITUAIS

A Maçonaria divide-se em Ritos que diferem entre si por alguns detalhes particulares. O Rito Maçônico é o alicerce ou a espinha dorsal da Maçonaria, em qualquer de suas ramificações. Há Ritos que possuem uma estrutura mais complexa de liturgia, simbolismo e ritualística, enquanto outros são bastante simples.

Principais ritos: Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito de York, Rito de Schröder, Rito Moderno, Rito Brasileiro e Rito Adonhiramita.

Nos rituais que se pode encontrar a expressão da tradição, bem como as formas de transmissão que asseguram a filiação iniciática. Os Rituais ou procedimentos ritualísticos são métodos utilizados para a transmissão dos ensinamentos e organização das cerimônias maçônicas, que são sempre praticadas em nos templos.

Maçonaria Sorocaba
Como entrar na maçonaria

Seja de que Rito for, um maçom é considerado irmão de todos os demais maçons do planeta.

bottom of page